quarta-feira, 8 de novembro de 2023

DEPETRIS - Das Pedras à Pedra que o Rio Cavou - ADOLESCÊNCIA - Capítulo VI

No meio se encontra Sebastião

Foto tirada no estúdio Jansson                             

A frente está o Sargento Silva - os três primeiros guarda-bandeiras

                    da esquerda para a direita: Sérgio Gianisella, Geraldo Morschel (porta-bandeira) e Luiz Negrão

 os três últimos da esquerda para a direita são Vilela, Zé Maria e meu avô Sebastião Depetris

Foto tirada na rua XV, corpo militar de 1953

 

***

DEPETRIS

Das Pedras à Pedra que o Rio Cavou


***

ADOLESCÊNCIA - Capítulo VI


A sina do extraordinário não deixou meu avô livre nem mesmo na adolescência. Em uma viagem com toda a família para Iguape o grupo de aproximadamente dez componentes foi pernoitar na casa de uma irmã da avó paterna de meu avô, também chamada Delfina, em Cerro Azul. Meu avô devia contar uns doze, treze invernos e só depois de muito tempo descobriu que a família Fritz que os recebeu naquela grande casa sem repartições internas eram parentes dele.

Instalados naquele grande galpão a anfitriã contou sobre a construção daquela casa antiga. Ela disse que quando a terra foi cavada para construir as fundações os peões descobriam uma ossada e um crânio enterrados junto com um garrafão que se quebrou ao ser retirado da terra. Ela continuou contando que por algum tempo eles penduraram o crânio em um pilar dentro da casa até que alguém resolveu atirar para longe o adorno tétrico.

Sebastião já temeroso sobre a natureza do assunto se arrepiou inteiro ao tomar conhecimento que de madrugada, caso alguém ouvisse o tropel de cascos, não deveriam ficar assustados. O fantasma de um cavaleiro costumava passar por dentro da casa entrando por uma porta e saindo por outra, atravessando-as e seguindo seu rumo. Desde que ninguém atrapalhasse a passagem do cavaleiro não havia razão para se preocupar. Meu avô dormiu no meio do estranho aposento imaginando que segredos a terra abaixo guardava e se ele seria despertado no meio da noite pelo corcel e seu ginete imortal. Fora os pesadelos nada perturbou o sono de meu avô, felizmente.

Foi na adolescência que Sebastião aprendeu as artes da carpintaria com o Velho Augusto que lhe foram muito úteis. Quando a família Depetris veio para Itararé em mil novecentos e cinquenta meu avô então contava dezesseis anos e foi trabalhando como carpinteiro que se estabeleceu aqui. Depois disso o jovem Sebastião foi pra lavoura de café em Riversul, trabalhar sob o sol forte.

Quando completou dezoito anos em cinquenta e dois no ano seguinte Sebastião serviu o tiro de guerra em Itararé cumprindo seus deveres para com o Exército. Ele foi um dos seis guarda-bandeiras responsáveis por defender a qualquer custo a flâmula verde-amarela. Esse grupo era o único permitido ter seus rifles carregados e usar na ponta deles baionetas. O Sargento Silva, um baiano entroncado e xarope como meu avô mesmo o descreveu, havia dado ordem para os guarda-bandeiras de atirar para matar qualquer um que se aproximasse da bandeira.

Em uma viagem de acompanhamento para a cidade vizinha de Itararé, Itapeva, para escoltar a imagem da Nossa Senhora de Fátima os guarda-bandeiras foram separados em um jipe levando a bandeira e a santa enquanto o resto dos soldados foi levado em um caminhão. Acampados na praça guardando a bandeira enquanto a santa era levada para a igreja Sebastião e companheiros estavam tranquilamente bebendo vinho quando viram vindo na direção deles um sujeito mal-encarado.

É preciso explicar antes de continuar que naquela época, o povo de Itararé e Itapeva tinha uma rixa terrível entre si.

Itapeva não era tão grande quanto a sentinela da fronteira, situação revertida hoje. O povo de uma cidade que visitasse a outra corria sério perigo de ser atacado. Um bairrismo e rivalidade absurda e sem sentido que hoje não ocorre mais como outrora, ainda bem.

O tal sujeito malicioso passou o pé no sarilho de rifles derrubando as armas em desafio a autoridade dos soldados forasteiros e imediatamente o companheiro do meu avô, Luiz Negrão, empunhando o rifle ameaçou perfurar com a baioneta o coração do agressor desarmado. Todos se muniram de suas armas e por muito pouco, segundo meu avô, não houve derramamento de sangue. Os valentões da cidade estavam apenas esperando uma oportunidade para começar uma desavença, porém, ao perceberem que os soldados do tiro de guerra de Itararé estavam dispostos a matar, desistiram. O orgulho em contar este tipo de feito de machão patriota era claro na voz de meu avô.

Segundo ele mesmo meu avô era um atirador excepcional. Sua mira era acima da média e o sargento  Silva vendo uma carreira promissora para o jovem soldado Sebastião o convidou para se tornar atirador de elite e “caçar generais nas guerras”. Receoso por ter mesmo em um curto período conhecido o modo de tratamento do exército Sebastião que fora ensinado a não se rebaixar a ninguém não sabia se poderia aguentar o modo de vida de um cadete dos Agulhas Negras e por isso declinou ao convite.

Essa dúvida do que seria de meu avô caso ele tivesse seguido carreira militar ficou sendo remoída dentro dele por muito tempo se é que de fato é verdadeira. Não há como mensurar o quanto se aumenta ou cria lembranças ao romantizar o passado para o tornar mais confortável na medida que o futuro vai se encurtando e os dias vão triturando a esperança e os sonhos.


Nenhum comentário: