terça-feira, 24 de novembro de 2009

A Tragicomédia da Felicidade e do Sofrimento




Os sentimentos são inerentes ao ser humano, mas isso não significa que conseguimos entendê-los. Seu mistério alimenta a arte desde sempre. Mudamos o formato, porém a essência é igual. Sofremos e somos felizes e procuramos algo que nos provoque aquela sensação para revivê-la novamente.
.
Contudo, somos mais toleráveis ao que nos fere. O sofrimento nos acompanha desde o nascimento, a felicidade por outro lado é algo mais raro e demanda maturidade emocional. Nos machucamos e aprendemos a nos fortalecer com as feridas. Ao menos assim pensamos. Passamos boa parte da vida obedecendo o sofrimento e então, finalmente o tempo colhe aquela coisa estranha que incomodava nossa alma e que nós nunca entendemos exatamente qual a razão para sentirmos isso.
.
Enfim a constatação de que nossas escolhas não foram nossas e sim do medo de encarar o passado e de aprender que ele não é o profeta absoluto do futuro nos arrasa. Descobrimos que nossa coragem não passa de covardia e que repetimos o mesmo erro inúmeras vezes. Somos viciados na dor e no pensamento de que seremos em algum ponto revisitados pelos fantasmas de antigos traumas. Então a dor que também estava reprisada, porque nunca a encaramos de frente, se apresenta, inteira. E exatamente quando estamos prestes a conhecer o que é felicidade, compreendemos a verdadeira dor.
.
É nesse momento que provamos do que somos feitos. Porque as emoções não nos governam, nós decidimos como vamos viver. Muitos voltam para o que consideravam seguro, tentando fingir a ignorância de outrora. Outros sucumbem e se deixam invadir pela sensação de sofrimento o abraçando e fazendo dele sua casa. Poucos, muito poucos encaram a vida sem pintá-la como o céu ou o inferno. No máximo um purgatório pessoal onde somos nossos algozes.
.
O que quer que venha de fora não nos atinge tanto quanto o que nos acerta na alma.
.
Ser feliz é um desafio e tanto para quem se atreve a viver plenamente. Renunciar certezas e redescobrir o mundo e a nós mesmos pode assustar, mas o risco de ser feliz é o melhor risco que há. Basta apenas fé, algo que nunca pensei que teria ou recomendaria. Fé em nós mesmos. Na vida. Na felicidade. No amor.
.
Entre a Tragicomédia da Felicidade e do Sofrimento e o romance, eu prefiro o romance. A dois.

2 comentários:

I'm Nina, Marie, etc... disse...

Também prefiro o romance.
A dois.
Sem estripulias.
Só com você.
Sempre.

E agora José? disse...

Just you. Only you. With you. Always. That kind of romance which goes a lifetime.