quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

"A ORIGEM DO MAL" Capítulo - I



A ORIGEM DO MAL
Capítulo - I

Depois de estudar as sementes, flores, animais e as curiosas pinturas rupestres de mais de dez mil anos atrás na região do rio Jaguaricatu - em vinte e cinco de janeiro do ano de mil oitocentos e vinte chegou à aldeia de Itararé o botânico francês Auguste de Saint-Hilaire. Sempre acompanhado por um índio botocudo, seu fiel companheiro que lhe servia como guia, tradutor, mercenário e conselheiro, Saint-Hilaire ficou por algumas semanas nas três sesmarias aproveitando a hospitalidade daquele chão antes de seguir para Itapeva da Faxina. Seus cadernos continham anotações esmiuçadas da cultura e costumes e desenhos em mínimos detalhes das plantas, Hilaire anexava aos herbários esses documentos e diários que de tempos em tempos eram despachados para além-mar.

Porém quando Saint-Hilaire finalmente estava pronto para partir seu companheiro caiu de cama subitamente. O índio tinha febre alta e delirava aterrorizado balbuciando sobre o inferno e repetia incessantemente um nome: “Uariri”. Seu semblante forte tornara-se rapidamente decrépito, doentio, a peste que lhe acometera era de uma sordidez tamanha que aparentava ser efeito de algum veneno ou de uma mandinga ou macumba pesadas, como diziam os nativos. Os capuchinhos ofereceram ajuda, mas não podiam fazer muito pelo índio, só lhes restava oferecer o favor de lhe encomendar a alma. Desesperado já que o índio por diversas vezes havia lhe salvo a vida, Hilaire sentindo-se obrigado a pagar sua dívida de gratidão recorreu ao povo, já que os religiosos se negavam a falar a respeito na menor menção do nome da mulher misteriosa. Foi ouvindo a população que Hilaire descobriu quem era Uariri.

Uns diziam que ela falava com os espíritos, lia mãos e até adivinhava o futuro. Outros contavam em sussurros, amedrontados, que ela rogava maldições, preparava poções de ervas e dormia com o diabo. O mais velho dos moradores da vila contava que já ouvia falar das histórias do espírito da velha bruxa que morou na gruta do rio Itararé ainda criança. Contava ele que mesmo antes do primeiro tropeiro pisar aqui ela já guardava a caverna. Mesmo temerosos, o povo antigamente, dizia-se, ia até ela muitas vezes na calada da noite para pedir ajuda. As escravas que engravidavam dos seus patrões e temiam por suas vidas por dar a luz aos bastardos levavam as crianças para ela criar “anjinhos”, os batizando nas águas do rio Itararé e nelas os afogando. Ao ouvir esses relatos Hilaire entendeu a razão dos senhores do solar não quererem falar a respeito do assunto, ele sentia que ao mesmo tempo que aquelas histórias causavam pavor, também traziam embaraço por envolver casos vergonhosos da história do vilarejo. Contava a tradição popular que para cada andorinha revoando no crepúsculo procurando abrigo na gruta do rio uma criança havia sido morta pelas mãos da anciã. Hilaire estava aturdido e sem alternativas decidiu ir investigar em segredo a tal gruta onde a bruxa indígena vivera.

Sem avisar ninguém partiu sozinho do solar na hora mais negra da noite no lombo de sua mula. Apeou, amarrou sua montaria a uma árvore retorcida e continuou a pé. Ao galgar aqueles degraus feitos pelo prazer do vento e da água pensou ter ouvido o choro de crianças. Balançou a cabeça, aqueles depoimentos dos simplórios pareciam estar afetando seu julgamento impressionando-o como nada antes o fizera.

Finalmente alcançou o fim daquele declive, uma caverna onde um rio barrento e propositalmente calmo escondia segredos do passado em suas entranhas turbulentas. O luar descia por uma abertura do cimo da gruta iluminando as águas que pareciam chamar por Hilaire. Elas o atraiam, ele encantado e amedrontado caminhava lentamente sem conseguir se conter até a borda da gruta para olhar dentro do rio. E assim, de joelhos, vidrado pelo rio ele viu no espelho d’água um vulto atrás de si, a mulher de que se falava na aldeia, em seu rosto a idade e a loucura estampadas. Em um segundo, sem jamais saber se fora por descuido ou se de fato algo o empurrou, caiu dentro do lago frio da gruta do rio Itararé. Imerso naquelas águas em um batismo forçado, algo parecia lhe puxar para baixo, chegou a imaginar tentáculos lhe puxando, talvez. Em meio aos ruídos ferozes da corrente de água enfurecida contra as rochas uma voz pareceu lhe falar.

Cortava esse chão, como uma serpente d’água, um rio poderoso e cheio de peixes. Neste rio os jovens se banhavam e pescavam, o povo havia conseguido domar o espírito bravio e selvagem daquela víbora e ninguém temia as águas. As coisas das bestas às pedras possuíam espírito próprio e o do rio sibilava quando ninguém podia ouvir, com uma fome que não sabia saciar. O rio apaixonara-se pelo mais belo dos guaianazes, Taiguara, um destemido guerreiro de pele de suçuarana querido por todos, do morubixaba ao pajé.
O rio então moldou em segredo as pedras de seu leito deixando-as pontiagudas como adagas e cantou imitando a voz de seu amor, Uariri, chamando Taiguara. Ele seguiu aquela voz e ao ver o rio, mergulhou nele para não mais voltar. As águas, antes calmas e belas, tornaram-se vermelhas e violentas, o espírito consumira Taiguara e o pervertera, viciando-se na morte. Serpentes agitaram-se de seu interior e vapores funestos se ergueram cobrindo as estrelas. O povo ao perceber o que acontecera chorou e amaldiçoou o rio pedindo para Tupã puni-lo.

O senhor dos céus respondeu fazendo o chão tremer derramando fogo do firmamento. Tupã mandou uma estrela negra que se enterrou na terra. O espírito do rio cavou as terras entrando por dentro das pedras para se esconder, temendo a ira divina, mas a estrela se escondeu abaixo dele. Os índios apavorados gritavam – Itararé, Itararé – avisando Tupã que a serpente já havia se escondido e que de nada adiantaria Tupã liberar sua fúria sobre a terra. O deus então amaldiçoou o povo que se deixara enganar por um espírito tão vulgar e que lhe conjurava quando estava aflito, porém não confiava nele para lhe proteger. Todos os guaianazes foram exterminados pelo fogo e pelo vento, só Uariri fora poupada para velar seu amor, para guardar o rio e para impedir que a semente da estrela brotasse da terra e trouxesse o fim do mundo.

Quando finalmente Hilaire conseguiu voltar para a superfície a sensação era de que havia permanecido uma eternidade submerso. Tossia e chegou a escarrar sangue, engolira muita água do rio, como um feto no ventre da mãe sentia-se conectado de uma forma inexplicável com o passado e o mistério do Itararé. Uariri poderia finalmente descansar porque a sua tarefa fora passada adiante.

A correria dos empregados da casa acordou Saint-Hilaire de seus sonhos. Ao ver o tumulto percebeu que pareciam todos surpresos e temerosos. Rezavam e cochichavam tolices, entreolhando-se abismados. Hilaire seguiu a criadagem e encontrou seu companheiro de pé, como se nunca tivesse caído de cama. O bugre lhe agradeceu pelo favor de joelhos, ele sabia a verdade, o que o francês tinha feito para salvá-lo da influência dos poderes sombrios. O índio nunca mais fora o mesmo, ele desde então e até o fim das expedições se manteve reservado, taciturno sem nunca comentar nada, angustiado por ainda sonhar com o que lhe fora revelado no delírio da febre. Saint-Hilaire não sabia separar o sonho da realidade do que acontecera naquela noite e decidira guardar para si aquela experiência ao mesmo tempo incrível e terrível.

Prosseguindo para a aldeia seguinte, Itapeva da Faxina, uma lenda indígena sobre aquela região de solo irregular e repleta de morros fez Hilaire entender melhor o pesadelo que lhe fora revelado. Os índios acreditavam que abaixo daqueles montes uma serpente gigantesca descansava e moldava as ondulações no terreno e que a cada ato desmedido de um membro da tribo o monstro ficava mais desperto até o momento que despertaria de vez para vir à tona e engolir a tudo e a todos.

Ao ouvir a lenda de uma tribo similar a que habitou as planícies de Itararé tudo fez sentido. Em um instante a memória das revelações voltaram de uma só vez fazendo Hilaire desmaiar. Sua consciência subjugou seu corpo, a verdade era terrível demais.

Anos mais tarde nas suas últimas expedições no nordeste, ele aos poucos foi recordando e registrando cada lembrança até montar o quebra-cabeças: as pinturas feitas por homens primatas que viveram há milhares de anos nos paredões do Jaguaricatu de um sol ou algo parecido onde selvagens se curvavam em adoração e temor, a lenda da estrela negra que havia sido mandada em forma de maldição divina pelos deuses e que caíra abaixo do rio Itararé e a lenda da serpente gigante que se escondia abaixo de Itapeva formando os morros do lugar eram todos fragmentos de uma mesma história. Tratava-se de um acontecimento antes do homem moderno, a queda de um objeto cósmico que promoveu uma destruição de proporções épicas, tanto que os povos antigos criaram um mito apocalíptico para explicar o evento sobre uma inteligência perversa de poder incalculável que permanecia enterrada na terra adormecida sonhando com destruição e que se alimentava do sofrimento e da dor dos insignificantes homens que perambulavam sobre a superfície.

Hilaire absorto decidiu quebrar o silêncio que impusera a si mesmo sobre a enfermidade e recuperação inexplicáveis de seu amigo botocudo e pôs-se a escrever obcecado. O índio tentou o impedir, dizendo que a praga que lhe acometera era um aviso sobre o que aconteceria caso a verdade fosse revelada, o rio enganara Hilaire, ele queria ser conhecido e reverenciado e Uariri tentou impedir o estrangeiro de cair nos encantos do mal que habitava Itararé falando com o botocudo em sonhos. Não obstante foi em vão, na primeira chance que teve Hilaire despachou entre os seus cadernos e diários páginas e mais páginas sobre a lenda do Rio Itararé.
Entretanto o navio que singrava o Atlântico rumo à Europa levando a carga de Saint-Hilaire foi pego por uma terrível tempestade. No meio da tormenta, relatou um sobrevivente, um raio atingiu em cheio o mastro da nau provocando um incêndio em alto-mar e o esmagando contra um recife de corais ainda na costa brasileira. Hilaire ao saber do acontecido tremeu dos pés a cabeça, pois nunca conseguira explicar o que acontecera na gruta naquela noite em Itararé e esse naufrágio só vinha a alimentar a sua imaginação de temores insensatos.

Aterrorizado a cada vez que pensava a respeito, decidira não retomar mais o assunto, nunca mais, sua sanidade dependia disso. Temia ter a lógica sobrepujada pela loucura. O botocudo desacreditado por Hilaire não abandonou seu mestre que logo encerrou suas viagens. Hilaire aprendera que o silêncio sobre o que não se compreende é a única saída para se resguardar a sanidade e teria se calado até o túmulo se Debret, seu compatriota, não o procurasse em mil oitocentos e trinta e um na volta da Missão Artística para lhe falar sobre a sua passagem por Itararé.


2 comentários:

Andréa Ferraz disse...

Estou aqui anestesiada com o que acabei de ler. Zé, sem palavras para expressar!! Simplesmente genial!! A medida que fui lendo a história toda foi passando em minha mente como a um filme onde os cenários me são todos familiares. Uma sensação indescritível!! Sobre a parte dos "anjinhos" e as andorinhas me emocionei. Difícil até dizer que parte me tocou mais. Usarei seu texto com os adolescente da escola esse ano com toda certeza. Obrigada por esse presente literário. Você é mestre!!!

E agora José? disse...

Muito obrigado pelo carinho e apoio de sempre Andréa. Fico muito feliz de saber que essa história que faz anos que estou escrevendo está agradando. Principalmente por tratar de coisas pesadas, a parte dos "anjinhos" mesmo é uma que me perguntei por um bom tempo se manteria ou não. E para mim é uma honra se esta obra fizer parte de seu trabalho com os alunos, tomara que eles também apreciem.